Portugal Telecom selecciona tecnologia de linhas eléctricas da DS2 para a IPTV, preparada para Alta Definição

  • Tecnologia de linhas eléctricas aderente à UPA (Universal Powerline Association) ajuda a TV MEO, da Portugal Telecom, a conseguir um aumento ambicioso de assinantes

Valência, Espanha, 15 de Abril de  2008 - A DS2, principal inovadora tecnológica e fornecedora global de tecnologia de comunicações em linhas eléctricas a alta velocidade, e a Portugal Telecom, o principal operador do mercado português de telecomunicações, anunciaram hoje terem seleccionado a tecnologia de linhas eléctricas de 200Mbps da DS2, que obedece aos requisitos da UPA, para oferecerem aos utentes um serviço de IPTV de gestão remota e múltiplos canais em linhas eléctricas ou cabo coaxial, o que reduzirá consideravelmente o tempo e custos da sua instalação.

Os assinantes da IPTV da Portugal Telecom podem optar pela instalação de três conversores para televisão (STB). O serviço permite o fluxo simultâneo de um canal de Alta Definição e dois canais de Definição Normal em vários aparelhos de televisão numa só residência. Graças à flexibilidade que caracteriza a tecnologia de linhas eléctricas, fornecida pela DS2, os assinantes da Portugal Telecom podem instalar os seus conversores em qualquer posição dentro das suas residências, sem necessitarem de instalar fios adicionais. Tirando vantagem da robustez e flexibilidade próprias desta tecnologia, a Portugal Telecom pode distribuir o conteúdo da IPTV através da rede de coaxiais residenciais ou da cablagem eléctrica já instalada. Mais de 60% de todos os assinantes da TV MEO utilizam a tecnologia de 200Mbps da DS2, transmitida através da cablagem eléctrica já instalada, como solução normal de distribuição residencial. Os restantes 40% utilizam uma série de opções de conexões em rede, incluindo a tecnologia da DS2 por meio de cabos coaxiais. 

Os Prestadores de Serviços que utilizam redes de IPTV encaram uma grande problemática ao distribuir os serviços da IPTV a cada compartimento da residência de cada assinante. A maior parte das residências não inclui a cablagem necessária a uma distribuição fiável da IPTV, sendo que a opção de instalar novos cabos em cada residência é demasiado dispendiosa e também inconveniente para o consumidor. A tecnologia sem fios (à base de 802.11) não tem a largura de banda ou a fiabilidade necessárias para a transmissão de vídeo de alta definição, tendo também muitos problemas de interferência nos ambientes urbanos densos. A tecnologia de 200Mbps da DS2 proporciona uma ligação robusta e segura, feita através dos fios eléctricos já instalados, para distribuição de múltiplos canais de IPTV em cada residência, mesmo nas regiões mais densamente povoadas.

A tecnologia DS2 disponibiliza, com grande fiabilidade, vários canais de televisão em simultâneo, e tem suficiente largura de banda para apoiar os serviços de alta definição. Para além de uma largura de banda garantida, da qualidade parametrizável dos serviços e de uma operação fiável, apenas as soluções baseadas na DS2 apoiam o protocolo de gestão remota TR-069, do Foro DSL, uma função essencial da gestão e controlo de redes.  

Victor Dominguez, Vice-presidente de Vendas da DS2, afirmou: "À medida que os Prestadores de Serviços se forem esforçando por fornecer serviços avançados de vídeo, áudio e dados, irão necessitar de um método fácil para fornecerem esses serviços de modo custo-eficaz, em qualquer parte das residências dos seus clientes. A tecnologia de linhas eléctricas da DS2 adere aos requisitos da UPA e proporciona a solução ideal aos Provedores de Serviços que desejem adoptar uma solução fiável hoje e que necessitem de uma interoperabilidade garantida com a próxima geração de tecnologia de linhas eléctricas de 400Mbps."

A tecnologia de linhas eléctricas aderente à UPA ajudou a tornar a oferta da Portugal Telecom mais atraente e conveniente, para o consumidor, do que os serviços de TV por satélite ou por cabo, que com ela competem. No decorrer de 2008, a Portugal Telecom tenciona aumentar a sua base de assinantes cerca de 340%. Os fabricantes de equipamentos Comtrend Communications e Corinex Communications fornecem à Portugal Telecom adaptadores de rede de 200Mbps, aderentes à UPA. Os dispositivos fornecidos tanto pela Comtrend como pela Corinex baseiam-se no chipset da DS2 e ambos satisfizeram os testes exaustivos de interoperabilidade necessários à aquisição de um logótipo como o "UPA Plug Tested" (testado com ficha da UPA).
 
Sobre a DS2
A DS2 www.ds2.es é a principal inovadora tecnológica e  grande fornecedora global de soluções de semi-condutores a alta velocidade para as Comunicações em Linhas Eléctricas e outros produtos para comunicações em redes estabelecidas em linhas de fios. Liderada por uma potente equipa de antigos executivos da IBM, AT&T/Bell-Labs, INTEL, Philips Semiconductors, France Telecom, Ericsson e Cisco, a nossa empresa viabiliza o estado da arte em termos de circuitos integrados e soluções de software para fabricantes de aplicações electrónicas para consumidores, redes residenciais e equipamento digital para entretenimento, bem como de produtos de acesso a banda larga. A DS2 inventou as Comunicações em Linhas Eléctricas (Powerline Communications) a alta velocidade, que forneceram as primeiras comunicações de circuito integrado para comunicações em linhas eléctricas a 200Mbps, as quais permitem o estabelecimento de redes residenciais de alta qualidade para multimédia, aplicações de entretenimento em rede e de acesso a banda larga em e através de residências, escritórios ou edifícios, bem como em e através de comunidades urbanas e rurais. O objectivo da DS2 é capacitar a rede de multimédia escondida por detrás da saída de potência. É nossa missão conectar o Planeta.

###
DS2
Ann Whyte                
Directora de Comunicações Corporativas        
Tel.:  +34 627 00 96 49                     .                
ann.whyte@ds2.es

The PressOffice - PR for DS2
Manuela Whittaker                 
Tel:  +44 1780 721 433
mwhittaker@pressoffice.targetwire.com


Issuers of news releases, not Targetwire, are solely responsible for the accuracy of the content.